Abertas inscrições para Programa de Educação em Saúde baseado em Mindfulness

A partir desta segunda-feira (22/08), até o dia 9 de setembro, servidore(a)s docentes e técnico(a)s da UFRPE podem se inscrever no Programa de Educação em Saúde baseado na Atenção Plena (Mindfulness). As sessões serão conduzidas pelo instrutor e servidor da Instituição Nicodemos Felipe, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe/UFRPE).

De caráter prático experiencial e vivencial, o programa tem objetivo de cultivar a prática de Mindfulness – atenção plena – para a redução de estresse e promoção de qualidade de vida e bem-estar.

Haverá duas palestras introdutórias para interessado(a)s em conhecer melhor o programa, nos dias 26 de agosto e 8 de setembro, entre as 13h e 14h, no Memorial da UFRPE.

A data de início do curso é 14/09, com dois encontros semanais por oito semanas, a serem realizados no prédio do Memorial da UFRPE. Há três opções de horário, de acordo com a escolha da maioria: das 7h às 8h; das 13h às 14h ou das 17h às 18h.

Durante as sessões, serão abordados novos temas, que se integram em um processo de desenvolvimento gradual e progressivo.

As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário que inclui o autorrelato de quadros específicos e acompanhamento: https://forms.gle/o8etYHkyBYN6fbV4A

A proposta foi criada diante dos inúmeros desafios postos à comunidade universitária durante a pandemia de Covid-19, a exemplo do isolamento social, desafios do trabalho remoto, adoecimento físico e emocional, estresse, ansiedade, depressão, entre outros. A primeira edição ocorreu em setembro e outubro de 2021, em formato de curso remoto.

De acordo com o projeto do programa, a habilidade de estar presente com mais leveza, espontaneidade e saúde pode ser treinada por um conjunto de exercícios práticos, fruto da junção da pesquisa científica com as tradições meditativas, hoje chamados popularmente de Programas de Mindfulness.

Saiba mais assistindo ao vídeo: