Departamento de Agronomia promove palestra de José Geraldo de França

O Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da área de Fitopalogia, promove, nesta segunda-feira (18/12), a palestra O papel da agronomia do desenvolvimento nacional: uma profissão que se renova a cada momento a ser realizada pelo professor José Geraldo Eugênio de França, da Unidadade Acadêmica de Serra Talhada. O evento acontece às 10h, pelo canal oficial da UFRPE no YouTube ( UFRPE - YouTube ).

José Geraldo é engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Agronomia pela Professor Jayshankar Telangana State University - PJTSU, Hyderabad, India e pesquisador residente do ICRISAT – International Crops Research Instituto for the Semi Arid Tropics. Doutor em Agronomia e pós-Doutor em Biotecnologia pela Texas A&M University, College Station, TX; pesquisador visitante da Universidade de Nebrasca em 2012.

Professor Titular em Agronomia e Biodiversidade da UFRPE-UAST desde 2021. Foi pesquisador do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, entre abril de 1979 e julho de 2021, presidente do IPA, em 1995; secretário de agricultura do estado de Pernambuco, entre 1995 e 1996, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa entre 2003 e 2005 e Diretor Executivo da Embrapa entre 2005 e 2011. Exerceu a função de Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento do ITEP entre 2011 e 2015 e presidente da instituição entre 2015 e 2016. É membro da APCA – Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, da ABCA – Academia Brasileira de Ciência Agronômica e da APEENG – Academia Pernambucana de Engenharias.

Entre 2014 e 2020, como associado à Inovate Consultoria e Projetos, foi responsável pelo assessoramento técnico do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, uma iniciativa do Sebrae PE e da FAEPE – Federação da Agricultura do estado de Pernambuco.