Estudantes da UFRPE são premiados pela criação de site para fiscalização de compras do Governo Federal

Estudantes e ex-alunos da UFRPE foram vencedores, entre as três equipes ganhadoras, do I Hackathon dos Tribunais de Contas, realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro, durante o XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Sheraton, no Cabo de Santo Agostinho. A proposta vencedora foi a criação do site Feira Livre, que permite exibir preços de produtos adquiridos pelo poder público federal através de licitações.

Não houve distinção na classificação das equipes. Além de Feira Livre, também ganharam a maratona os projetos Eu Inspetor (equipe TCE-RN) e Na Lama (equipe Teoria das Cores), que participaram dos dias de conferência e desenvolvimento de soluções e vão dividir igualmente uma premiação de R$ 10 mil.

O time vencedor, Andurá, foi formado pelos alunos e ex-alunos do Bacharelado em Ciência da Computação da UFRPE Amaro Neto, Dayanne Araújo, Jamerson Lima e Luiz Braga. A proposta vencedora do time consistiu em um site da internet que propunha mostrar os valores dos produtos comprados pelo governo federal. De acordo com a equipe, os itens exibidos são um conjunto limitado, selecionados por tipicamente fazerem parte do cotidiano, como café, açúcar, papel ou gasolina. O objetivo é que a própria população seja capaz de avaliar se o preço pago por um produto pelo poder público está de acordo com o que é praticado normalmente no mercado. Caso julgue que há sobrepreço, o usuário é orientado a realizar uma comunicação de irregularidade na Ouvidoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que irá analisar as denúncias.

Uma vez que todas as informações de licitações exibidas no site são obtidas a partir dos registros disponibilizados a partir do Portal de Dados Abertos do Brasil (http://www.dados.gov.br), as irregularidades encaminhadas ao TCU são compostas por dados fundamentais para a análise, como o produto no qual ocorre o sobrepreço e, principalmente, a indicação do número da licitação em que ocorre a discrepância.

A versão definitiva do site estará disponível, em breve, no endereço http://feira-livre.herokuapp.com/

Amaro Neto é ex-aluno do Bacharelado em Ciência da Computação na UFRPE e atualmente trabalha na Ustore, no Porto Digital.

Dayanne Araújo é aluna do último período do Bacharelado em Ciência da Computação na UFRPE e trabalha no C.E.S.A.R.

Jamerson Lima é ex-aluno do Bacharelado em Ciência da Computação na UFRPE e cursa o Mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE).

Luiz Braga é aluno do último período do Bacharelado em Ciência da Computação na UFRPE e faz estágio na Intelivix.