[G1] Homem que morreu após ataque foi mordido por tubarão-tigre, aponta pesquisador da UFRPE

Segundo Jonas Rodrigues, forma da mordida e espaçamento entre dentes indicam que animal adulto de grande porte foi responsável pelo ataque em Jaboatão, no sábado (10).

Por G1 PE

O homem de 51 anos que morreu após um ataque de tubarão em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi mordido por um animal da espécie tigre, segundo o pesquisador Jonas Rodrigues, engenheiro de pesca da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). O caso aconteceu no sábado (10), na altura da Igrejinha de Piedade (veja vídeo acima).

"A espécie envolvida é um tubarão-tigre. [...] Chegamos a essa conclusão a partir do formato da mordida e da distância entre os dentes. É um animal adulto, com tamanho mínimo de 2,6 metros de comprimento total", afirmou Rodrigues.

Marcelo Rocha foi atacado por um tubarão-tigre, segundo análise de pesquisador — Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo

Os incidentes no litoral pernambucano ocorrem, normalmente, com os tubarões cabeça-chata e tigre, segundo o pesquisador.

Rodrigues explicou que estudos prévios originaram um catálogo que permite a identificação da espécie pela forma da mordida tanto em partes mais rígidas quanto moles do corpo. De posse das informações do Instituto de Medicina Legal (IML), foi realizada a análise do ocorrido com Marcelo Rocha.

Corpo de vítima de ataque de tubarão é enterrado no Recife

A partir dessa metodologia, o pesquisador e a equipe com a qual trabalha chegaram à conclusão do ataque ter sido por um tubarão-tigre adulto, e apenas um animal, visto que não tinham mordidas subsequentes.

O trecho da praia em que Marcelo Rocha foi atacado é o mesmo de outros 12 incidentes, segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento (Cemit). Desde 1992, quando começaram a ser registrados os ataques no litoral pernambucano, foram notificados outros 65 incidentes com tubarão e mais 25 mortes, nesse período.

Rodrigues observou que o período de inverno é mais propício para ataques de tubarão no estado, visto que as chuvas aumentam turbidez da água. Além disso, a igrejinha de Piedade é uma região crítica, pois fica perto do Rio Jaboatão, apontou o pesquisador.

Por meio de nota, o Cemit informou que "está recebendo os relatórios dos órgãos envolvidos e realizará uma reunião extraordinária para discutir os dados levantados.

Ainda de acordo com o comitê, ao final dos trabalhos, o órgão "se pronunciará sobre a identificação da espécie e como se deu o caso".

Incidente em Piedade

Cunhado de vítima de tubarão diz que ele foi atacado ao sair do mar

O auxiliar de serviços-gerais Marcelo Rocha Santos, de 51 anos, saiu do trabalho e seguiu com amigos para a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no sábado (10). Após uma partida de futebol, entrou no mar para tirar areia do corpo, segundo parentes, e foi atacado quando já deixava a água (veja vídeo acima).

Testemunhas relatam que o auxiliar estava com água na altura da cintura quando foi mordido. A vítima teve lesões graves na coxa e em uma das mãos, que foi amputada, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Além da esposa, Marcelo deixou três filhos. O sepultamento aconteceu nesta segunda-feira (12) no Cemitério da Várzea, na Zona Oeste do Recife.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/07/12/homem-que-morreu-a...