JavaScript não suportado

 

[G1] PE recebe mais 65 mil doses de CoronaVac; veja cidades que fazem mutirão de 2º dose no fim de semana

PE recebe mais 65 mil doses de CoronaVac; veja cidades que fazem mutirão de 2º dose no fim de semana

Nova remessa chegou ao Recife e imunizantes devem seguir para os municípios, nesta sexta (18), segundo o estado. Orientação é imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível.

Por G1 PE

 



Pernambuco recebeu 65 mil novas doses de CoronaVac nesta sexta-feira (18) — — Foto: Miva Filho/Governo de Pernambuco

Pernambuco recebeu 65 mil novas doses de CoronaVac nesta sexta-feira (18) — — Foto: Miva Filho/Governo de Pernambuco

Pernambuco recebeu, nesta sexta (18), mais 65 mil unidades de CoronaVac. As vacinas serão usadas para a segunda dose. Esse tipo de imunizante estava em falta em diversos municípios. De acordo com o governo, mutirões foram autorizados no sábado (19) e domingo (20), para acelerar a campanha (veja quais cidades do Grande Recife e interior planejaram ações mais abaixo).

 

A nova remessa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta sexta.

As doses foram encaminhadas à sede do Plano Nacional de Imunização, na Zona Norte. Lá, devem ser checadas e separadas para seguirem em direção às Gerências Regionais de Saúde (confira, ao fim da reportagem, quantas doses vão para cada município).

Na quinta-feira (17), o secretário estadual de Saúde, André Longo, em pronunciamento pela internet, afirmou que 50 mil pessoas em todo o estado aguardam a segunda dose da vacina (veja vídeo abaixo). Com a nova remessa, o estado pretende contemplar 73 municípios que estão com déficit de imunizantes.


 

Em Pernambuco, 50 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose


Segundo Longo, devem ser separadas 49.250 doses para esses municípios. O saldo restante deve ser destinado ao estoque estratégico do governo.

 

Nesta sexta-feira (18), o secretário afirmou que pediu ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde que todas as cidades de Pernambuco façam mutirões e campanhas para conscientização da importância da segunda dose das vacinas.

Ele disse que, prioritariamente, os esforços devem ser para regularizar os atrasos nas segundas doses da CoronaVac. Alguns municípios já anunciaram mutirões de vacinação para o final de semana.

"Pedimos aos municípios que fizessem um esforço adicional para aplicar essas segundas doses que estão faltando aos seus munícipes e que montassem esquemas especiais, inclusive nos finais de semana", afirmou André Longo, na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista ao Bom Dia PE.

Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.


Pernambuco recebe mais 65 mil doses de vacinas da CoronaVac

 Pernambuco recebe mais 65 mil doses de vacinas da CoronaVac


Mutirões

Com a autorização do estado para realização de mutirões durante o final de semana, alguns municípios já anunciaram estratégias especiais para aplicar a segunda dose de CoronaVac em pessoas que estão com a imunização atrasada. Confira:

Recife

O Recife faz mutirão no sábado (19) e no domingo (20) para vacinar pessoas com a segunda dose em atraso tanto da CoronaVac, quanto da AstraZeneca. O atendimento acontece em quatro pontos da cidade, com agendamento prévio pelo ConectaRecife.

A prefeitura considera atrasadas as aplicações de quem tomou Coronavac há mais de 28 dias ou Astrazeneca há mais de três meses.

Segundo a Secretaria de Saúde da capital, das 7.001 pessoas que ainda não voltaram a um dos postos para receber a segunda dose, 5.061 tomaram CoronaVac e outras 1.940, AstraZeneca.

As pessoas com a segunda dose em atraso devem agendar a vacinação entre 7h30 e 18h30, em quatro pontos:

 

  • Dnocs (Tamarineira)
  • Geraldão (Imbiribeira)
  • Unicap (Boa Vista)
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Dois Irmãos)

 

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura anunciou que as pessoas que aguardam a segunda dose da CoronaVac devem checar o seu código de cadastro, data e local da aplicação da vacina no aplicativo ou site De Olho na Consulta.

No sábado (19), os pontos de vacinação devem funcionar normalmente, das 8h às 16h para as pessoas que já haviam agendado a aplicação de outros imunizantes, Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac no sábado (19) será feita, conforme agendamento, na Policlínica Marinha Melo, e Vila Rica, e no Complexo Administrativo da Prefeitura, em Jardim Jordão, que para a segunda dose da CoronaVac funcionará apenas no horário da tarde. No domingo (20), a vacinação acontece das 8h às 13h, apenas para CoronaVac, em dez pontos de vacinação.

Em Jaboatão a aplicação no sábado (19) será nos seguintes pontos:

 

  • Complexo Administrativo da Prefeitura, em Jardim Jordão (No horário da tarde);
  • Policlínica Marinha Melo, em Vila Rica.

 

Em Jaboatão a aplicação no domingo (20) será nos seguintes pontos:

 

  • Casa da Cultura, em Jaboatão Centro;
  • Praça Murilo Braga, em Cavaleiro;
  • Escola Municipal Iraci Rodovalho, no Curado;
  • Escola Municipal Benjamin Constant, no Socorro;
  • Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres;
  • Faculdade Metropolitana, em Piedade;
  • Shopping Guararapes, em Piedade;
  • Sesc, em Piedade;
  • UniFG, em Piedade;
  • Policlínica Marinha Melo, em Vila Rica.

 

Imunização em Paulista, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

Imunização em Paulista, no Grande Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

Paulista

Em Paulista, a previsão é que sejam enviadas 4.966 doses de CoronaVac, o suficiente para zerar o déficit no município, de acordo com a prefeitura. A imunização acontece no sábado e no domingo (20) e deve ser agendada pelo site ou pelo aplicativo gratuito Cidadão Digital.

No ato da vacinação é necessário estar em posse do documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência. Segundo a gestão municipal, a vacinação acontece das 8h às 16h em quatro pontos exclusivos para aplicação das segundas doses. São eles:

 

  • Igreja Nossa Senhora do Ó, em Nossa Senhora do ó;
  • Escola Gelda Amorim, em Paratibe;
  • Escola José Firmino da Veiga, no Centro;
  • Drive-Thru da PE -22, na Conceição.

 

Araçoiaba

Em Araçoiaba, o mutirão acontece apenas no sábado (19), entre 8h e 16h. De acordo com a prefeitura, a quadra municipal da Escola Paulo Guerra deve ser utilizada para a aplicação das segundas doses, bem como as unidades de Postos de Saúde da Família (PSF).

A Secretaria municipal de Saúde informou que a imunização é para pessoas acima de 50 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.

Não é necessário agendar a imunização. Basta ir a um dos locais com cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Igarassu

Em Igarassu, a prefeitura informou que pretende receber 3.820 doses de CoronaVac. A aplicação da segunda dose ocorre sem a necessidade de agendamento.

O município disponibilizou cinco pontos de vacinação, para o sábado (18) e o domingo (20), são eles:

 

  • Escola Municipal Antônio de Pádua, em Cruz de Rebouças;
  • Escola Municipal Cecília Maria de Vaz, em Agamenon Magalhães.
  • Escola Municipal Dalila de Melo Fonseca, em Triunfo;
  • Creche Tia Emocy Krause, em Cruz de Rebouças;
  • Ginásio Esportivo Jota Raposo, no Centro.

 

Paudalho

O mutirão em Paudalho, na Zona da Mata, acontece no sábado (19) para pessoas que já deviam ter tomado a segunda dose de CoronaVac ou da AstraZeneca. O atendimento ocorre em um ponto de drive-thru perto da Praça Pedro Coutinho, das 8h às 16h.

As pessoas precisam levar o cartão de vacinação da primeira dose e um documento oficial de identificação com foto.

Vitória de Santo Antão

Em Vitória de Santo Antão, segundo a prefeitura, 3.189 pessoas ainda precisam tomar a segunda dose de CoronaVac. O mutirão acontece no sábado (19), por ordem de chegada, das 8h às 16h. É preciso apresentar cartão de vacinação da primeira dose, documento com foto e comprovante de residência.

A vacinação das pessoas com CoronaVac em atraso ocorre no Colégio Municipal Pedro Ribeiro, no bairro da Matriz; na Escola Municipal Caic Diogo de Braga, em Água Branca; e no Colégio Prefeito Comercial José Joaquim da Silva, no bairro São Vicente de Paulo (Maués).

Os pontos de vacinação do Colégio 03 de Agosto, Samu, Vitória Park Shopping e Pátio de Eventos Otoni Rodrigues funcionam normalmente, mas não serão utilizados para imunização com CoronaVac, atendendo apenas as pessoas que já estão agendadas pelo sistema para receber as doses da Pfizer ou AstraZeneca.

 

Distribuição de CoronaVac

 

Dos 184 municípios pernambucanos, 127 pediram ao governo estadual mais doses para completar a vacinação com CoronaVac. Das 115.140 unidades solicitadas, 61.670 já foram entregues às cidades e outras 49.250 são distribuídas a partir do lote recebido nesta sexta.

A Secretaria Estadual de Saúde explicou que, após revisão de dados, algumas cidades perceberam que não necessitariam de mais unidades de CoronaVac do que as já recebidas. São elas: Olinda, Recife, Bom Jardim, Jurema, São Caitano, Serrita, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Tuparetama, Betânia, Flores, Floresta, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Confira, na tabela abaixo, quais cidades pediram doses para completar a vacinação, quantas já foram enviadas e quantas seguem nesta sexta:

Distribuição de doses para 2ª aplicação de CoronaVac

Município Doses solicitadas para completar vacinação Doses distribuidas antes de 17/06 Doses a serem enviadas em 18/06
Abreu e Lima 256 260 0
Afogados da Ingazeira 610 320 290
Afrânio 60 60 0
Agrestina 253 260 0
Água Preta 428 240 190
Altinho 350 70 280
Amaraji 60 60 0
Angelim 36 40 0
Araçoiaba 1022 350 680
Araripina* 855 460 0
Arcoverde 2043 440 1610
Barra de Guabiraba 160 110 50
Barreiros 290 240 50
Belém de Maria 115 90 30
Belém do São Francisco 1010 340 670
Belo Jardim 1614 660 960
Betânia* 300 150 0
Bezerros 3398 1700 1700
Bom Conselho 1310 530 780
Bom Jardim* 200 170 0
Bonito 621 340 290
Brejão 280 120 160
Brejo da Madre de Deus 352 270 90
Buenos Aires 335 160 180
Buíque 1534 360 1180
Cabrobó 2465 770 1700
Caetés 395 220 180
Calumbi 50 50 0
Canhotinho 313 190 130
Carnaíba 30 30 0
Carpina 50 50 0
Caruaru 3398 3400 0
Casinhas 83 90 0
Catende 1150 460 690
Chã de Alegria 227 120 110
Condado 200 200 0
Cortês 40 40 0
Cumaru 588 550 40
Cupira 1100 400 700
Dormentes 51 60 0
Escada 500 370 130
Exu 314 150 170
Feira Nova 58 60 0
Flores* 344 210 0
Floresta* 400 230 0
Frei Miguelinho 21 30 0
Gameleira 325 190 140
Garanhuns 130 130 0
Goiana 400 400 0
Granito 156 80 80
Gravatá 250 250 0
Iati 30 30 0
Ibimirim 380 220 160
Ibirajuba 24 30 0
Igarassu 5848 2030 3820
Iguaracy 30 20 10
Ingazeira 10 10 0
Ipojuca 2678 980 1700
Itacuruba 20 20 0
Itaíba 200 170 30
Itambé 180 180 0
Jaboatão dos Guararapes 10414 3720 7030
Jataúba 593 230 370
Joaquim Nabuco 360 110 250
Jucati 154 90 70
Jupi 166 110 60
Jurema* 196 130 0
Lagoa do Carro 20 20 0
Lagoa do Ouro 122 100 30
Lagoa Grande 375 220 160
Machados 160 160 0
Manari 270 140 130
Maraial 250 120 130
Mirandiba 66 70 0
Moreilândia 16 20 0
Nazaré da Mata 50 50 0
Olinda* 3510 2900 0
Ouricuri 190 140 50
Palmares 600 420 180
Panelas 780 280 500
Parnamirim 803 310 500
Passira 90 90 0
Paudalho 628 370 260
Paulista 8846 3880 4970
Pesqueira 934 410 530
Petrolina 9953 3700 6260
Pombos 1003 380 630
Primavera 300 120 180
Quixaba 250 120 130
Recife* 16189 14530 0
Ribeirão 1429 450 980
Rio Formoso 400 180 220
Salgueiro 70 70 0
Saloá 17 20 0
Sanharó 30 30 0
Santa Cruz do Capibaribe 310 260 50
Santa Maria da Boa Vista* 244 220 0
Santa Maria do Cambucá 470 190 280
Santa Terezinha 120 100 20
São Benedito do Sul 70 70 0
São Bento do Una 620 400 220
São Caitano* 1160 450 0
São João 376 200 180
São Joaquim do Monte 338 170 170
São José da Coroa Grande 480 210 270
São José do Belmonte* 200 140 0
São José do Egito 53 60 0
São Vicente Ferrer 180 140 40
Serra Talhada* 1000 640 0
Serrita* 150 130 0
Sirinhaém 840 300 540
Solidão 22 30 0
Surubim 200 200 0
Tabira 52 30 30
Tamandaré 1330 430 900
Terezinha 441 160 290
Terra Nova 20 20 0
Timbaúba 350 350 0
Toritama 230 160 70
Tracunhaém 150 120 30
Trindade 344 180 170
Triunfo* 415 200 0
Tuparetama* 398 160 0
Venturosa 251 150 110
Verdejante 163 80 90
Vitória de Santo Antão 4899 1710 3190
Xexéu 100 100 0

Fonte: SES-PE