[G1] Recife amplia vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir dos 70 anos

Recife amplia vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir dos 70 anos

Agendamento para a imunização deste público pode ser feito a partir das 18h desta sexta-feira (12). Vacinação das pessoas dessa faixa etária tem início no sábado (13).

Por G1 PE

Recife amplia vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos

A partir das 18h desta sexta-feira (12), pessoas com 70 anos ou mais podem agendar a vacinação contra a Covid-19 no Recife (veja vídeo acima). O início da vacinação para este público começa no sábado (13). A cidade vacinava, até então, idosos a partir dos 73 anos, além de outros grupos prioritários.

O agendamento para o novo grupo de vacinação pode ser realizado na internet ou pelo aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para quem tem os sistemas operacionais de celular Android ou iOS (confira mais abaixo um passo a passo para fazer o cadastro).

De acordo com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), a vacina a ser aplicada neste grupo de pessoas a partir dos 70 anos é a CoronaVac, do Instituto Butantan.

Doses da vacina CoronaVac vão ser usadas no novo grupo de idosos — Foto: Heudes Regis/SEI

Ao todo, a capital pernambucana conta com 16 pontos para a vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, de acordo com a prefeitura.

Há nove pontos de drive-thru, em que é possível ser vacinado contra a Covid-19 sem precisar descer do veículo, ficam nos seguintes locais:

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

As doses do imunizante também são aplicadas nas salas de vacinação distribuídas nos espaços listados a seguir:

• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo.
  • Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Como fazer o cadastro

Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar

Idosos e trabalhadores da saúde precisam agendar a vacinação pelo site ou aplicativo Conecta Recife (veja vídeo acima).

No caso de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, a prefeitura informou que há um campo no cadastro para indicação de que a pessoa precisa de atendimento domiciliar. Posteriormente, uma visita é agendada para a aplicação da vacina.

O passo a passo para agendar a vacinação é:

• Baixar o aplicativo para o sistema Android ou iOS ou entrar no site do Conecta Recife
  • Marcar o grupo prioritário do qual faz parte
  • Anexar documentos de comprovante de residência e documento de identificação
  • Adicionar dados como nome, CPF, nome da mãe, telefone, nascimento, raça/cor, sexo, endereço e e-mail
  • Criar uma senha
  • Fazer login na plataforma e escolher o local e a data da vacinação
  • Os idosos residentes no Recife que não conseguirem fazer o cadastro online podem se deslocar até um dos postos de vacinação e se inscrever em um dos locais.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/03/12/recife-amplia-vaci...