[G1] Recife anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 31 anos

Recife anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 31 anos

Segundo a prefeitura, agendamento para esse público alvo começa às 20h desta sexta (23), pela internet. A imunização terá início no sábado (24).

Por G1 PE

Recife baixa a idade de quem pode se vacinar contra Covid-19

A prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta (23), mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. Segundo a administração municipal, serão incluídas na lista de grupos prioritários as pessoas a partir de 31 anos, sem doenças pré-existentes (veja vídeo acima).

A prefeitura informou que o cadastramento estará disponível a partir das 20h desta sexta, no Conecta Recife. A imunização para esse público alvo terá início no sábado (24).

A administração municipal disse, ainda, que o avanço em mais uma etapa da campanha vai beneficiar 78 mil moradores da capital pernambucana.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS (saiba como fazer).

O público geral com 31 anos ou mais deve anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Essa documentação também deve ser apresentada no dia agendado para vacinação.

Na quinta (22), prefeitura tinha anunciado a imunização dos bancários e trabalhadores dos Correios, a partir de 29 anos.

Vacinação no Recife atinge integrantes de mais uma faixa etária  — Foto: Reprodução/TV Globo

Vacinação no Recife atinge integrantes de mais uma faixa etária — Foto: Reprodução/TV Globo

Além disso, a gestão municipal também ampliou para a mesma idade o grupo de trabalhadores da indústria e construção civil. Também são contemplados integrantes de outros grupos prioritários. São eles:

• Trabalhadores da educação;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiro;
  • Trabalhadores do sistema metroviário;
  • Trabalhadores do sistema ferroviário;
  • Trabalhadores do sistema aquaviário;
  • Trabalhadores portuários;
  • Conselheiros tutelares;
  • Caminhoneiros;
  • Guardas municipais;
  • Trabalhadores da limpeza urbana;
  • Trabalhadores da indústria e da construção civil a partir de 38 anos;
  • Defesa Civil;
  • Funcionários de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros Pop;
  • Trabalhadores de instituições de longa permanência (abrigos);
  • Pessoas com deficiência severa a partir de 18 anos que moram em residências inclusivas;
  • Pessoas com idade entre 18 e 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com síndrome de Down;
  • Pacientes que vivem com HIV;
  • Doentes renais crônicos que fazem hemodiálise;
  • Obesos mórbidos;
  • Pessoas entre 18 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19;
  • Pessoas com deficiência com idades a partir de 18 anos e que recebem o BPC.

Desde janeiro de 2021, foram aplicadas no Recife 1.155.413 doses da vacina. Ao todo, disse a prefeitura, 849.532 pessoas já tomaram ao menos uma dose, o que representa 68,64% da população adulta (1.237.614 pessoas).

Além disso, outras 365.351 pessoas já estão com o esquema vacinal completo. Elas tomaram duas doses ou imunizante de dose única, o que representa 29,52% da população adulta da cidade.

Locais

O Recife conta com 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros. Eles ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira
  • Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife
  • Unicap, na Boa Vista
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, Hipódromo
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira
  • UPA-E do Ibura
  • UniNassau, nas Graças.

Também existem 14 pontos para drive-trhu, em que as pessoas não precisam sair do carro para se vacinar. Eles ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, em Beberibe
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife
  • BIG Bompreço de Boa Viagem
  • BIG Bompreço de Casa Forte
  • Unicap, na Boa Vista
  • Carrefour, na Torre.

Covid em Pernambuco

Foram contabilizados em Pernambuco, nesta sexta-feira (23), 1.120 casos da Covid-19 e 46 óbitos provocados pela infecção. Com isso, o estado totalizou 583.969 infectados pelo novo coronavírus e 18.548 mortes causadas pela doença. Os registros da pandemia começaram a ser feitos em março de 2020.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/07/23/recife-anuncia-vac...