Inaugurada a Coleção de Agroecologia Francisco Caporal na Biblioteca Setorial da UFRPE

Francisco Caporal sorrindo

Um marco na história da UFRPE e da partilha de conhecimentos foi o Ato de Inauguração da Coleção de Agroecologia Francisco Caporal nesta quarta-feira (17). O evento ocorreu na Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, onde, a partir de agora, está a disposição do público a coleção do professor Caporal, com mais de 500 livros sobre a temática do acervo do pesquisador, falecido em 2021.

O evento integrou a programação da Jornada do Dia da Terra, que pode ser acompanhada em @diadaterraufrpe no Instagram.

Francisco Roberto Caporal, que era professor do Departamento de Educação da UFRPE, foi um dos precursores e destacados pesquisadores dos estudos sobre a Agroecologia no Brasil.

Além de pesquisador e docente, ocupou cargos como diretor técnico da EMATER-RS; diretor substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural e Coordenador Geral de Ater e Educação, ambos na Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Na UFRPE, potencializou o Núcleo de Agroecologia e Campesinato e fundou a RádioWeb Agroecologia, além de ter sido professor convidado da Universidad de Córdoba (ES), Universidad Pablo de Olavide (Sevilla-ES) e Universidad Internacional de Andalucía (ES).

Hoje a UFRPE permanece referência na área, com o Bacharelado em Agroecologia e o Doutorado em Agroecologia.