[LEIA JÁ] UFRPE anuncia mais de 500 vagas de mestrado e doutorado

UFRPE anuncia mais de 500 vagas de mestrado e doutorado

Do total de oportunidades, existem vagas exclusivas para candidatos cotistas

por Nathan Santos ter, 13/10/2020 - 18:42

Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo.Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

Com mais de 440 vagas para mestrado e 134 oportunidades direcionadas a doutorado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou, nesta terça-feira (13), informações sobre a seleção dos seus Programas de Pós-Graduação. Dentre os cursos disponíveis, há formações, também, na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

Os programas de mestrado oferecidos no Campus Recife/Dois Irmãos da UFRPE são os seguintes: Administração e Desenvolvimento Rural, Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas), Biociência Animal,  Biometria e Estatística Aplicada, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Florestais, Controladoria, Educação, Cultura e Identidades, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Ensino das Ciências Entomologia, Estudos da Linguagem, Etnobiologia e Conservação da Natureza, Física Aplicada, Fitopatologia, Informática Aplicada, Medicina Veterinária, Química, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, Saúde Única, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância e Zootecnia.

De acordo com a UFRPE, do total de vagas, 76 são direcionadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência física ou trans. Ainda há 26 exclusivas para servidores da instituição de ensino.

Ainda sobre mestrados, existem 15 oportunidades na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), no Programa de Engenharia Física, além de 16 vagas na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), nos Programas de Biodiversidade e Conservação, e Produção Vegetal. “No total das vagas das Unidades Acadêmicas, 14 vagas são reservadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou trans, além de 5 vagas extras exclusivas para os servidores da UFRPE”, informou a Rural.

Nos cursos de doutorado, a unidade Recife conta com uma série de programas, entre eles Agronomia (Melhoramento Genético de Plantas), Biociência Animal, Biometria e Estatística Aplicada, Ciência do Solo, Ciências Florestais, Engenharia Agrícola, Entomologia, Etnobiologia e Conservação da Natureza, Fitopatologia, História e Medicina Veterinária. Das 134 vagas totais, 21 são reservadas a candidatos cotistas.

De acordo com a instituição de ensino, as inscrições poderão ser feitas das 10h do dia 19 de outubro até 17 de novembro, por meio do site do processo seletivo. A taxa de participação custa R$ 50.

UFAPE

No total, 43 vagas de mestrado estão abertas na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Estão disponíveis os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, Ciências Ambientais, Produção Agrícola e Sanidade e Reprodução de Animais de Produção. Segundo o cronograma do certame, o início das aulas, nas duas universidades, está previsto para 15 de março de 2021. Outros detalhes informativos podem ser obtidos nos editais divulgados pela UFRPE.

LINK: UFRPE anuncia mais de 500 vagas de mestrado e doutorado