Pesquisadoras do PPGECI participam de evento sobre primeira infância na Universidade de Nebraska

A professora da UFRPE Pompéia Vilalchan-Lyra apresenta, no dia 25 de abril, um trabalho no Fifth Biennial CYFS Summit on Research in Early Childhood, em Nebraska nos Estados Unidos. Trata-se de uma Reunião Bienal sobre Pesquisa na Primeira Infância do Center for Research on Children, Youth, Families and Schools (CYFS).

A pesquisa apresentada aborda a iniciação científica de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O estudo é parte integrante de um projeto que está sendo desenvolvido através de uma parceria entre pesquisadores da FPS, UFRPE, IMIP e Universidade de Nebraska sobre os cuidados a crianças e familiares de crianças com microcefalia. No Brasil, coordenam a pesquisa os professores Leopoldo Barbosa, da FPS, e Pompéia Villachan-Lyra, da UFRPE.

No mesmo evento, também apresenta a sua dissertação de mestrado a ex-aluna do PPG em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ Vanessa Nicolau dos Santos, que desenvolveu sua pesquisa sob a orientação da profa. Pompéia Villachan-Lyra. Em seu estudo, Vanessa aborda a temática da construção de relações de apego entre crianças com o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação infantil.

O evento consistirá de apresentações e discussões relacionadas à pesquisa avançada e práticas inovadoras que estão melhorando as trajetórias de desenvolvimento de crianças pequenas.