[Portal G1] Recife amplia vacinação contra Covid para adolescentes a partir de 12 anos com comorbidade, grávidas e mães de bebês de até 1 ano

Agendamento começa às 20h desta quarta-feira (18), de acordo com a prefeitura. Capital vacinava, até então, pessoas com idades a partir de 18 anos.

do G1 PE

18/08/2021 16h36

Vacina da Pfizer é a única que tem autorização para uso em menores de idade, no Brasil — Foto: Hugo Dourado/Secretaria de Saúde de Pernambuco

O Recife anunciou nesta quarta-feira (18) a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que têm comorbidades e deficiências permanentes. Além disso, grávidas e pessoas que deram à luz há até um ano também poderão ser imunizadas. O agendamento começa às 20h, no site e aplicativo Conecta Recife.

A ampliação ocorre um dia após a autorização do governo estadual para que os municípios ampliem a faixa etária vacinável para os maiores de 12 anos. Olinda e Itapissuma, no Grande Recife, fizeram a mudança na terça-feira (17).

A capital, até então, vacinava pessoas a partir de 18 anos. Para os menores de idade, segundo a prefeitura, é preciso que, no momento da vacinação, esteja presente algum responsável maior de idade.

O agendamento e o cadastramento dos moradores do Recife deve ser feito pelo Conecta Recife, no site ou aplicativo. O sistema está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

Pessoas com doenças previstas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação (veja lista mais abaixo) precisam apresentar documento com foto e laudo médico comprovando a condição.

No caso de pessoas com deficiência, é possível apresentar, além de laudo médico, o cartão de gratuidade no transporte público, se ele indicar a condição; documento oficial com indicação da deficiência; ou documento de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência.

Para pessoas que deram à luz há no máximo um ano, é preciso apresentar um documento com foto e certidão de nascimento da criança. Todos os documentos deverão ser anexados no site, no momento do cadastro, e também apresentados na hora da aplicação da vacina.

A vacina utilizada para esses públicos é a da Pfizer, já que, no Brasil, o imunizante é o único que tem autorização para utilização em pessoas a partir de 12 anos.

Comorbidades previstas no PNO

São consideradas integrantes de grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições:

• Imunossuprimidos e transplantados;

• Síndrome de Down;

• Pessoas vivendo com HIV;

• Doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);

• Obesidade mórbida;

• Diabetes mellitus;

• Pneumopatias crônicas graves;

• Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

• Insuficiência cardíaca (IC);

• Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

• Cardiopatia hipertensiva;

• Síndromes coronariana;

• Valvopatias;

• Miocardiopatias e peri cardiopatias;

• Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

• Arritmias cardíacas;

• Cardiopatias congênita no adulto;

• Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

• Doença cerebrovascular;

• Doença renal crônica estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica;

• Anemia Falciforme;

• Cirrose hepática;

• Pessoas com deficiência permanente.

Onde se vacinar

No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira;

• Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;

• Unicap, na Boa Vista;

• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;

• Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;

• Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;

• Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;

• Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;

• Parque da Macaxeira, na Macaxeira;

• UPA-E do Ibura;

• Uninassau, nas Graças.

Também estão disponíveis 14 pontos de drive-thru, em que as pessoas não precisam sair do carro para tomar vacina. Eles ficam no seguintes locais:

• Sest Senat, em Beberibe;

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;

• Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;

• Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;

• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;

• Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;

• Parque da Macaxeira, na Macaxeira;

• Geraldão, na Imbiribeira;

• Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;

• Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;

• BIG Bompreço de Boa Viagem;

• BIG Bompreço de Casa Forte,

• Unicap (Boa Vista);

• Carrefour (Torre).

do G1 PE