Pular para o conteúdo principal

Porto de Galinhas recebe Workshop Internacional

quinta-feira, 20 Abril 2017 - 14h49

Será realizado, de 1º a 3 de junho, em Porto de Galinhas, Ipojuca, o Workshop Internacional sobre Abordagens Físicas à Matéria Ativa Biológica (ActMat2017). Este encontro é  um dos encontros satélites da 9ª edição da International Conference on Biological Physics, evento que faz parte do programa regular da International Union for Pure  and Applied Physics, a realizar-se de 5 a 9 de junho, no Rio de Janeiro. O professor Raul Montagne, do Departamento de Física da UFRPE, é um dos organizadores do Workshop.

O evento  representa uma excelente oportunidade para impulsionar o  desenvolvimento das pesquisas em matéria ativa no Brasil. Apesar de seu rápido crescimento no mundo todo, a pesquisa de matéria ativa ainda está em seus estágios iniciais no Brasil.

Matéria ativa é uma área certamente pouco desenvolvida dado o tamanho relativamente grande e de boa qualidade da comunidade brasileira de física estatística. A matéria ativa é usada principalmente pela comunidade física para se referir a todas as situações em que a energia é gasta em algum nível local (“unidades”,  “agentes”, “partículas”) para produzir mudanças de movimento / deslocamento / conformação.

Abrange, assim, uma ampla gama de fenômenos, como bandos de pássaros, colonias de bactérias, auto-organização espaço-temporal do citoesqueleto, partículas granulares e coloidais auto–propelentes, entre outros. Física estatística pode ser visto como central nesse processo na medida em que investiga, através de muitas escalas de tempo e comprimento, as propriedades gerais que regem esses fenômenos de nível coletivo.

 site do evento: http://kiev.if.ufrgs.br/