Professor da UFRPE é novo presidente da Associação Brasileira de Horticultura

Foto do professor Roberto AlbuquerqueO professor Roberto Albuquerque de Melo, do Departamento de Agronomia (DEPA) da UFRPE, é o novo gestor da Associação Brasileira de Horticultura (ABH). Com uma administração rotativa de quatro anos, o professor e equipe estarão na administração da entidade entre os anos 2018 e 2022.

Ao ser questionado sobre o que representa a chegada da nova equipe na gestão da ABH, Melo exclamou alegre: “nós da diretoria atual estamos muito felizes e sabemos do tamanho da responsabilidade que assumimos e, portanto, estamos preparados para conduzir a ABH com a mesma maestria dos nossos antecessores”.

O professor da UFRPE esclarece qual estratégia será utilizada para garantir trabalhos com saldos positivos para a gestão: “A nossa chegada na ABH nos trás muita expectativa de continuarmos construindo pontes para unirmos profissionais, sejam professores, extensionistas, pesquisadores, produtores,  estudantes e sociedade civil vislumbrando fortalecemos os elos da cadeia produtiva para atendermos os anseios do mercado consumidor”.

A Associação Brasileira de Horticultura é uma entidade bastante movimentada dentro da área em que atua. Todo ano, a ABH organiza congressos e eventos nacionais, regionais, estaduais e/ou municipais, além de editar a revista acadêmica Horticultura Brasileira, o boletim informativo ABH Informa e o jornal Sobre Hortaliças. Roberto destaca que toda essas produções servem ao registro e à atuação da entidade para manter a comunicação com seus associados e interessados em geral.

Reconhecimento de Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça é um dos pontos de destaque da ABH. A entidade busca promover intercâmbio com organismos governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais para  desenvolvimento e progresso do cultivo de hortaliças (olericultura).

É com todos esses objetivos que a gestão do professor Roberto buscará “estimular cada vez mais o consumo diário de hortaliças atrelado ao hábito de uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas, ficando atento às necessidades dos produtores, alunos, professores, extensionistas, pesquisadores e consolidando apoio à ABH junto às agências de fomento, empresas nacionais e multinacionais”, conta o engenheiro agrônomo.  O professor conclui ao enfatizar: “estaremos sempre com um canal aberto para recebermos críticas e elogios, para juntos, continuarmos construindo uma Associação Brasileira de Horticultura cada vez mais produtiva e celere para o nosso País, porque a ABH ela pertence ao Brasil”.