PROPLAN em 5 minutos: Mas, finalmente, o que são índices e rankings de sustentabilidade?

Se há um tema que suscita paixões e curiosidades esse é o da sustentabilidade; entretanto, para superar a fase de mera curiosidade ou de mera tendência do momento, precisamos compreender o que é sustentabilidade (ou pelo menos seus aspectos mais consensuais) para podermos atuar inclusive nas organizações; de forma bem simplificada podemos dizer que a sustentabilidade possui 3 pilares principais: meio ambiente, economia e impacto social ou, usando a linguagem conhecida internacionalmente, a dimensão pessoa, a dimensão “lucro” e a dimensão planeta (people, profit e planet). Nas organizações, sejam públicas ou privadas, costuma-se perseguir metas que possam garantir a implementação de uma gestão mais sustentável, de modo que também se possa garantir uma posição relevante nos diferentes índices de sustentabilidade usados. Os índices visam medir o progresso quanto à sustentabilidade a partir de dados relevantes, se valendo de indicadores: instrumentos para simplificar, quantificar e analisar informações técnicas e para comunicá-las para os vários grupos de interessados/parceiros.

A UFRPE participa de rankings internacionais com referência a ensino, extensão e pesquisa e, gradualmente, vem ampliando a participação em rankings (a partir de índices específicos) em sustentabilidade, a exemplo do World University Rankings da “Times Higher Education” (THE). Como dito, já participamos desde 2020 dos rankings da THE, iniciativa capitaneada pelo Núcleo de Internacionalização da UFRPE, contudo, participaremos pela primeira vez, a partir deste ano, com foco em sustentabilidade e, mais especificamente, na AGENDA 2030. Esse é um esforço coletivo de toda Universidade, no sentido de atingirmos cada vez mais padrões elevados e de excelência em sustentabilidade e responsabilidade social

Para obter mais informações acerda da Times Higher Education (THE) , acesse: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2022/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats

O PROPLAN em 5 minutos é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional."