PROPLAN em 5 minutos: O que é um regimento interno

Regimento Interno pode ser conceituado como ato normativo interno que indica a categoria e a finalidade das unidades integrantes da estrutura regimental ou Estatuto. Na prática é um documento que detalha a estrutura organizacional das diversas unidades administrativas que integram o órgão, além de especificar as respectivas competências de cada unidade e definir as atribuições de seus dirigentes.

O Estatuto da UFRPE determina que todas as unidades que compõem sua estrutura devem ter regimento interno aprovado pelo Conselho Universitário - CONSU. Por este motivo, foi realizado um esforço institucional e desde 2019 as 71 unidades que compõem a estrutura da UFRPE possuem regimento interno aprovado.

Com o objetivo de auxiliar e orientar as unidades que desejam alterar ou elaborar seu regimento interno, a Coordenadoria de Modernização Organizacional elaborou um manual e um modelo de regimento que podem ser acessados no link.

Quer ver um exemplo de regimento interno da UFRPE? Acesse o regimento interno da PROPLAN no site.

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.