UAG dá início à projeto de extensão na área de TI

O projeto de extensão 'Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem', iniciativa da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns (SEDUCE), nasce para contribuir com a superação das dificuldades apresentadas à Universidade quanto ao uso da informática com fins pedagógicos nas escolas municipais. O projeto foi iniciado em 21 de março deste ano e segue até 31 de janeiro de 2017, tendo sua equipe composta por um professor e dois estudantes do curso de Pedagogia (Professor Anderson Alencar, Márcio Castro e Tarcis Souza) e um professor e três estudantes de Ciência da Computação (Professor Igor Vanderlei, Dário Frazão, José Otávio e Renato Pereira) da UAG.

[[{"fid":"1826","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":274,"width":488,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Foto 1 – Reunião da equipe do projeto.

Entre as principais ações encontram-se previstas: leitura do mundo da realidade tecnológica e do uso de tecnologias da informação e comunicação nos laboratórios de informática das escolas municipais de Garanhuns, análise das condições técnicas de 368 computadores portáteis do Programa UCA (Um Computador por Aluno), assim como a realização de uma formação técnico-pedagógica aos profissionais da educação do referido município.

[[{"fid":"1827","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":308,"width":545,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Foto 2 – Atividade do projeto na escola municipal Miguel Arraes em Garanhuns – PE

Nos meses de abril e maio deste ano, a equipe realizou visitas técnicas a oito escolas do município (Gov. Miguel Arraes de Alencar, Prof. José Brasileiro V. Nova, Gabriela Mistral, Monsenhor Callou, Prof. Mário Matos, Julião Capitó, José Ferreira Sobrinho e Salomão Rodrigues), coletando dados sobre a situação dos computadores, e na sequencia, iniciou a análise técnica dos netbookss do programa UCA e a personalização de uma distribuição GNU/Linux, baseada no Debian. Esta versão preparada pela equipe conta com softwares para o atendimento de deficiência motora (eviacam), curriculares na área de Matemática (tuxmath, jfractionlab etc), Português / Alfabetização (tuxtype, GConjugue etc), Artes (Tux Paint), Geografia (KGeography), Idiomas (Kletters), Interdisciplinar (GCompris), Programação (Scratch, etc), Raciocínio lógico (GLPeces, Xadrez, KSudoku etc), entre outros.

[[{"fid":"1828","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":369,"width":650,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Foto 3 – Parte dos “UCAs” recebidos na UAG / UFRPE

Na etapa atual do projeto, a versão GNU/Linux personalizada pela equipe está sendo replicada para os 368 netbooks existentes no município, que serão distribuídos para diversas escolas da rede que ainda não possuem laboratório de informática. A versão personalizada será disponibilizada amplamente a toda a sociedade, assim como a metodologia de sua preparação, por meio de trabalhos científicos. A última fase do projeto prevê a formação para a utilização pedagógica dos netbooks na Educação Infantil e no Ensino Fundamental das escolas municipais de Garanhuns – PE.

[[{"fid":"1829","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":440,"width":724,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Foto 4 – Tela atual da personalização do netbook para o município de Garanhuns – PE.

Outras informações sobre o projeto: anderson.alencar@ufrpe.br.