Pular para o conteúdo principal

Votação pode levar ex-alunos da UFRPE a vencerem etapa mundial da Nasa Space Apps Challenge

segunda-feira, 15 Maio 2017 - 17h04

Os graduados em Ciência da Computação pela UFRPE Amaro Virgínio e Jamerson Lima estão na final mundial da competição Nasa Space Apps Challenge, hackathon promovido pela NASA. Eles venceram, no Recife, em duas categorias –  Best use of Hardware e Local People's Choice Winner – e agora concorrem mundialmente com oito grupos brasileiros. 

O aplicativo recifense NatMachine concorre com outros 140 projetos de todo o mundo para votação online do prêmio People’s Choice mundial.

O aplicativo relaciona informação de cobertura de vegetação com dados de desenvolvimento econômico sobre uma determinada área, com objetivo de mostrar aos usuários se aquela é uma área que pode ser sustentável. A equipe, denominada Andurá, também desenvolveu um site para disponibilizar ao público os dados que são coletados e processados.

A  NASA Space Apps Challenge tem como público-alvo programadores, cientistas, designers, tecnólogos e todos que forem entusiastas sobre o espaço e tenham interesse em se reunir para pensar em desafios enfrentados pelo planeta Terra e pelo espaço. A competição local ocorreu no ultimo dia 30, na Jump, Bairro do Recife, simultaneamente a  outras oito cidades brasileiras e de outros países. Após a votação, o resultado final será divulgado no dia 22 de maio.

A ferramenta desenvolvida pela dupla pode ser utilizada como uma forma de medir o impacto no consumo de determinados recursos por parte de governos, que com a tecnologia, podem avaliar o nível de degradação de um determinado ambiente. Os desenvolvedores também acreditam que o NatMachine pode ser usado em eventuais explorações de recursos em outros planetas além da Terra.

Vote em: https://2017.spaceappschallenge.org/vote

Mais informações sobre o NatMachine: https://2017.spaceappschallenge.org/challenges/our-ecological-neighborhood/our-planet-our-home/teams/andura/project