X Semana de História da UFRPE debate construção dos saberes históricos

cartaz com informações da Semana da História da UFRPE

Onde está a História? O que a compõe? Quem a elabora? Seria ela apenas propriedade da academia? Quais são seus objetos de estudo? Tudo é História? Essas e outras perguntas serão debatidas, respondidas ou não, durante a realização da Semana de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a ser realizada de 7 a 10 de maio, no campus Dois Irmãos, no Recife. Em sua 10ª Edição, a Semana de História traz como tema “Construindo Saberes Históricos”.

Segundo a organização da X Semana de História da UFRPE, o evento tratará dos saberes históricos de forma não hierarquizada, sejam eles de origem acadêmica ou de espaços não formais de aprendizagem, com o intuito de articular vivências, produções e conhecimentos entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e interessados em construir o conhecimento.

“É de nosso entendimento ser presunçoso olhar para a História como obra exclusiva dos espaços acadêmicos e escolares. Afinal, negligenciar leituras distintas, fontes históricas heterodoxas, temas e objetos de estudos, é distanciar os saberes históricos elaborados e propagados nos demais espaços de saberes”, enfatiza a apresentação da Semana.

A X Semana de História da UFRPE: Construindo Saberes Históricos se propõe a conversar sobre as questões e assertivas levantadas até então. Em sua programação, o evento contará com a realização de simpósios temáticos, minicursos, mesas-redondas, conferências e apresentações culturais.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento: http://xsemanahistoriaufrpe.blogspot.com.br/