Cátedra Manuel Correia de Andrade promove seminário em outubro

Esta primeira edição do Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais será realizada na Universidade Rural Federal de Pernambuco, Campus Recife, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024. O evento, originado das inquietações e debates da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE), propõe um espaço de reflexão e intercâmbio a respeito de temáticas sociais e territoriais.

O termo “socioterritorial” é aqui compreendido como um diálogo envolvendo diversos atores sociais inseridos em contextos históricos e territoriais específicos. Em tal sentido, mediante uma análise crítica dos dilemas brasileiros representados por processos estruturais de exploração, espoliação, segregação e expropriação, bem como dos movimentos sociais, conflitos e resistências a esses fatores, busca-se estabelecer um espaço contínuo para o compartilhamento e divulgação de pesquisas, experiências e vivências relacionadas a essas temáticas e questões.

Esta edição irá prestar homenagem à Professora Rosa Ester Rossini, cujas contribuições relevantes ao longo das últimas décadas foram fundamentais para o avanço e consolidação da Iniciação Científica no Brasil, além de ser pioneira nos estudos de gênero na Geografia brasileira. O evento mantém o propósito da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE) de ser um ambiente multidisciplinar, promovendo a interação entre diferentes campos do conhecimento.

O I Seminário Redescobrindo o Brasil: diálogos socioterritoriais visa promover ambientes que, pela sua essência, sejam abertos, plurais e críticos no processo de divulgação científica e troca de saberes com as comunidades, coletivos, organizações e movimentos sociais. O evento se caracteriza por sua capacidade interativa, acolhendo uma variedade de perspectivas, com uma programação organizada em mesas, painéis temáticos, Grupos de Trabalhos (GTs) e Sessões de Banner. Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: resumo simples, resumo expandido, artigo completo (condicionado pelo aceite prévio do resumo expandido).

Todos os trabalhos aprovados, independentemente da modalidade escolhida, serão incluídos nos Anais do evento e passarão antecipadamente pela avaliação às cegas da comissão científica. Os trabalhos completos melhor avaliados poderão ser selecionados para publicação em edição especial da Revista Rural e Urbano.

Além disso, haverá a modalidade de apresentação remota dos trabalhos para os autores que não residam no Estado de Pernambuco, os casos que não se encaixam nessa normativa deverão apresentar presencialmente.

Mais informações pode ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/i-seminario-redescobrindo-o-brasil-dialogos-socioterritoriais-431300/