Cerimônia de Certificação do Selo ODS Educação ocorre nesta terça (5/03)

Nesta terça-feira (5/03), ocorrerá a Cerimônia de Certificação do Selo ODS Educação às Instituições de Ensino.

A Cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Kv1MMzw_zgY, a partir das 16h.

A UFRPE possui 13 projetos contemplados. São eles:

Coordenador/Colaborador

Objetivo Geral

Dia da Terra Pernambuco

Moisés de Melo Santana/

Janielly Mantovani Cravo/

Fábia Regina Nascimento Fernando Burgos

Promover ações de conscientização e cuidados com o planeta Terra através da articulação intra e interinstitucional.

Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa- Curso Educação Saúde e Cidadania na Velhice

Nayana Pinheiro Tavares

Ofertar para as pessoas idosas atividades formativas que agreguem conhecimentos técnico-científicos e humanos, de forma a encorajá-los e conscientizá-los para que, a partir da sua transformação pessoal, possam atuar como sujeitos ativos e participativos da sociedade na qual estão inseridos melhorando assim o seu bem-estar e consequentemente sua qualidade de vida.

Semear, Colher e Partilhar Alimentos, Vida e Sustentabilidade

Horasa Maria Lima da Silva Andrade

Contribuir para os processos de transição agroecológica por meio de um trabalho de assessoria da INCUBACOOP-UFRPE atuando em rede e com abordagem territorial, e com o avanço da Ciência da agroecologia em uma vivência de um projeto que articula extensão-pesquisa e ensino na construção de sistemas alimentares agroecológico.

Preparatório para o ENEM da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania - PREPEX

Maria Presciliana de Brito Ferreira

Contribuir com a construção de conhecimentos dos egressos e alunos do ensino médio da rede pública, na perspectiva do melhor desempenho no ENEM, visando à viabilização, de forma equitativa, o ingresso na educação superior pública.

Feira de Ciências do Sertão do Pajeú

Maria Suely Costa da Câmara

Incentivar a produção científica no ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares da cidade de Serra Talhada/PE e Sertão do Pajeú, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da ciência contribuindo para o desenvolvimento sustentável do ensino de qualidade.

Potencial biotecnológico de microrganismos do solo na mitigação de estresses abióticos

Giselle Gomes Monteiro Fracetto

Avaliar o efeito da inoculação de bactérias promotoras de crescimento de plantas produtoras de ACC deaminase e fungos micorrízicos arbusculares, além do potencial efeito sinérgico entre eles, no crescimento e desenvolvimento do milho em condições de estresse hídrico e salino.

COMMAR: Mostra fixa e Itinerante da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira do Departamento

Jacqueline Santos Silva Cavalcanti

XÔ BITUCAS! Caracterização da Contaminação ambiental por bitucas de cigarro em praias do Nordeste Br

Jacqueline Santos Silva Cavalcanti

Identificar os padrões de distribuição de bitucas de cigarro em praias com diferentes padrões de desenvolvimento no Nordeste do Brasil e avaliar a degradação e toxicidade sob diferentes tratamentos.

Projeto socioambiental +10 da Bioculty biodigestores domésticos

Felipe Orlando Centeno González

Promover a cultura da sustentabilidade mediante o uso de biodigestores de baixo custo para transformação de resíduos orgânicos domésticos em gás de cozinha e fertilizante líquido, assim como separação de recicláveis em comunidades na região metropolitana de Recife.

Aproveitamento dos Resíduos da Mariscagem Para Produção de Tijolos Ecológicos

Danielli Dantas

Desenvolver uma solução sustentável e de impacto na governança e na economia circular no município, além da possibilidade de aplicação nas diversas comunidades litorâneas que apresentam grandes concentrações de conchas sem a devida destinação e tratamento.

Espanhol para 60+

Flávia Conceição Ferreira da Silva

Promover bem-estar social, mental e emocional na vida da pessoa idosa por meio do estudo da língua espanhola.

Programa práticas socioeducacionais para mulheres 60+

Flávia Conceição Ferreira da Silva

Promover a integração entre o espaço acadêmico e a população idosa local a partir dos três projetos do programa "práticas socioeducacionais para mulheres 60+": curso de espanhol para mulheres 60+, poesias dialogadas e década do envelhecimento saudável.

Socioeconomia Verde no Bioma Caatinga frente as Mudanças Climáticas - ECOLUME

Francinete Francis Lacerda

O Ecolume propôs estudar o nexo causal e sinérgico entre a produção distribuída de energia, de alimentos e de água, para fazer frente aos impactos das mudanças climáticas, no semiárido do Nordeste brasileiro.