Grupos da UFRPE fazem vídeos de contação de estórias para crianças internadas em hospitais do Recife

O coletivo “Ruralinda Solidária” promove ações para auxiliar as crianças e os seus cuidadores que se encontram em isolamento social nos hospitais da grande Recife. Acreditando que a ludicidade pode ser um instrumento de luta contra a solidão nesse momento em que nos encontramos, o “Ruralinda Solidária” contou com o apoio do Projeto de Extensão “Além das Letras”, coordenado pela professora Valéria Severina Gomes (DL/PROGEL/UFRPE), juntamente com parceiros do PET Letramento, do Núcleo do Cuidado Humano, de docentes e discentes do Departamento de Letras da UFRPE para criação de vídeos com leitura e contação de estórias infantis. Ogrupos realizaram as gravações com muito carinho para as crianças.

Relação de colaboradores e dos vídeos:

1. Vídeo de apresentação:

2. Inaldo Firmino Soares (Professor e Diretor do Departamento de Letras da UFRPE)

Título da estória: Da toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela (Autor: Werner Holzwrth; ilustrador: Wolf Erbruch)

1. Bruno Cézar de Farias Melo (aluno de Psicologia da UNICAP e colaborador do Núcleo do Cuidado Humano)

Título da estória: Rodolfo (Autor: Bruno Cézar de Farias Melo)

1. Tia Ivani (Ivani Pessoa - Pedagoga e contadora de estórias infantis)

Título das estórias:
Lili lia que lia (Autora: Lenice; ilustradora: Mirele Spineli)
Gato xadrez (Autora e ilustradora: Bia Machado)
O índio e o jabuti
O vira-lata Filé (Autora e ilustradora: Cláudia Ramos)
Pedro vira porco espinho (Autora: Janaina Tokitaka; ilustradora:  Jujuba)
A tampa do céu (Autora: Adriana Falcão; ilustradora: Ivan Zig)
Chapéu mau e o lobinho vermelho (Autor e ilustrador: Jessier Quirino)
A ilha dos sentimentos (Autor: Renilson Câmara)

1. Jacinto dos Santos (professor do Departamento de Letras da UPE - Mata Norte)

Título das estórias:
Muito bem (Livro: O homem que contava estórias; autoras: Rosane Pamplona e Sônia Magalhães)
A palavra mágica (Livro: O homem que contava estórias; autoras:  Rosane Pamplona e Sônia Magalhães)

1. Rose Mary do Nascimento Fraga e seu filho Pedro (Professora do Departamento de Letras da UFRPE)

Título da estória: O ovo de Horácio (Autor: David Bdford; ilustradora: Karen Sapp)

1. Valéria Severina Gomes (Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRPE)

Título da estória: O bonequinho de massa (Autora: Mary Buarque; ilustrador: Alexandre Rampazo)

1. Maria Luiza Florentino dos Santos (Aluna do Curso de Letras da UFRPE

Título da estória: Nino e Tico, os bons amigos (Autora: Maria Luiza   Florentino dos Santos)

1. Thais Alves (Colaboradora do PET Letramento)

Título da estória: Menina bonita do laço de fita (Autora: Maria Clara Machado)

Para maiores informações dos contatos:

Página do Facebook: https://www.facebook.com/alemdasletrasufrpe/?ti=as

Instagram: @alemdasletras_

E-mail: alemdasletrasufrpe@gmail.com

Ruralinda Solidária

A fim de minimizar os impactos da atual pandemia causada pela COVID-19, sobretudo entre os grupos de maior vulnerabilidade socioeconômica, um grupo de voluntários da comunidade acadêmica da UFRPE decidiu mobilizar pessoas e somar forças numa corrente do bem. Dentro das possibilidades encontradas e exercendo ativamente a cidadania, o grupo – do qual fazem parte estudantes, professores e técnicos-administrativos – criou a campanha “Ruralinda Solidária”. O objetivo é arrecadar recursos para beneficiar as pessoas que se encontram em situação de rua.

Confira os detalhes da campanha: https://bit.ly/2X06STo