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PPGEC realiza seminários sobre epistemologias ecológicas, aprendizagem e etnografia

Os Seminários PPGEC apresentam neste primeiro semestre de 2017 a temática “Epistemologias Ecológicas, Aprendizagem e Etnografia” e propõem discutir aspectos teóricos e proposições de pesquisas orientadas pelas chamadas epistemologias ecológicas em diálogo com os campos da pesquisa educacional e antropológica.

Os Seminários neste semestre são promovidos em parceria com o Grupo de Pesquisa SobreNaturezas: Epistemologias Ecológicas e visam proporcionar o intercâmbio e o diálogo entre pesquisadores e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE) com convidados de diferentes instituições: PUCRS, UFRGS, UFSC, UFS, UFRN, UFPB e UFPE. O evento permite, assim, a integração de pesquisadores das Regiões Sul e Nordeste do País e a divulgação científica, fortalecendo e ampliando as redes de comunicação e o intercâmbio neste campo.

Busca-se com os Seminários estimular, na área da educação em ciências, a reflexão sobre uma zona do debate contemporâneo que busca desconstruir as dualidades que estruturam o pensamento moderno como sujeito e sociedade, corpo e mente, natureza e cultura, e propõe em seu lugar outras formas de entender as relações com os objetos do conhecimento. Essa zona de debate que se denomina epistemologias ecológicas, lança uma luz diferente sobre as noções de aprendizagem e de educação. Conhecer e aprender são fundamentalmente habilidades que adquirimos na relação com os outros organismos e o ambiente e não uma prerrogativa humana processada na mente como operação puramente racional de construção de conceitos e significados. Nessas perspectivas, impossível dissociar mente e corpo, conhecimento e experiência. Conhecer e aprender requer, então, um engajamento permanente no mundo real e é, justamente, esse processo que permite que uma geração transcenda à anterior.

De forma específica, os Seminários visam: (a) proporcionar a compreensão das relações entre cultura e aprendizagem, promovendo a formação de uma sensibilidade antropológica na pesquisa em ensino; (b) introduzir no debate crítico em torno de um paradigma ecológico e suas heterogêneas expressões epistemológicas e éticas; (c) discutir etnografias enfatizando as modalidades de atenção necessárias para o trabalho de campo, que requer um processo contínuo e recursivo entre percepção e ação, interação e escrita, observação e intervenção.

Além do envolvimento de mestrandos e doutorandos do PPGEC, os Seminários serão abertos a pós-graduandos de outros Programas, pesquisadores, professores, licenciandos e demais interessados.

Os Seminários acontecerão no intervalo entre março e julho de 2017, às terças-feiras, das 8:30 às 12h, na Sala 1 do Bloco B do Departamento de Educação e no Auditório da PRPPG, conforme a Programação.

Os pós-graduandos matriculados serão avaliados segundo os critérios: presença, leitura dos textos sugeridos e participação nas discussões; e, ao final, entrega de um texto reflexivo sobre as contribuições das teorias apresentadas para as pesquisas na área da educação em ciências e matemática.

Os demais participantes receberão ao final dos seminários uma declaração de participação com a carga horária respectiva.

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