Programa Monitor Apoiador (NACES e PREG) realiza formação para auxiliares de alunos com deficiência visual

Na última quinta-feira (17), foi realizada a formação especifica de monitores para auxiliar alunos com deficiência visual a se deslocarem pela UFRPE. A ação faz parte da parceria entre O Núcleo de Acessibilidade (NACES) da UFRPE, com a Pró - Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). O Programa de Monitor Apoiador se iniciou em maio 2019, com o objetivo de ampliar as ações afirmativas desenvolvidas pela Instituição e garantir a permanência de estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais dentro da Universidade.

Diferente dos programas de monitoria tradicionais, o Monitor Apoiador tem um aspecto diferenciado, nele os monitores acompanham estudantes com deficiência, realizando atividades que auxiliem o desenvolvimento acadêmico e social, tais como orientação e mobilidade dentro do campus, transcrição, leitura, adaptação de material pedagógico e reforço acadêmico, a depender das necessidades e especificidades de cada deficiência. Para isso, os monitores e estudantes apoiadores, passam por momentos formativos em que são discutidos temas como:

 História e fundamentos da educação inclusiva;
 Práticas pedagógicas inclusivas na educação superior;
 Reflexões sobre o atendimento da pessoa com deficiência na educação superior;
 O Naces e suas atribuições;
 O programa de Monitor Apoiador e seus fundamentos.

Para maiores informações a respeito do programa entre em contato através do e-mail acessibilidade.reitoria@ufrpe ou (081) 3320-6087.