PROPLAN em 5 minutos: UFRPE adere à plataforma ForRisco para fortalecer a gestão de riscos na Instituição

PROPLAN em 5 minutos: UFRPE adere à plataforma ForRisco para fortalecer a gestão de riscos na instituição

A UFRPE, por meio da PROPLAN/CGR, aderiu ao projeto Plataforma For, que visa utilizar a ferramenta ForRisco. A RNP e o MEC uniram esforços para disponibilizar essa ferramenta tecnológica em nuvem com o intuito de auxiliar no Gerenciamento de Riscos das instituições da Rede Federal de Educação. Essa decisão reforça o compromisso da UFRPE em sempre buscar soluções em gestão, nesse caso, com a finalidade de melhorias contínuas visando o amadurecimento da gestão de riscos em nossa instituição.

forrisco

O que é a plataforma ForRisco?

A plataforma ForRisco é uma ferramenta de gestão de riscos desenvolvida para auxiliar instituições de ensino superior a identificar, avaliar e mitigar potenciais riscos em suas atividades. Ela utiliza uma variedade de técnicas para orientar o tratamento adequado dos riscos, oferecendo recursos abrangentes que possibilitam uma visão clara e detalhada dos riscos enfrentados pela UFRPE, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e embasada.

Benefícios e Importância da plataforma ForRisco

Ao utilizar a plataforma ForRisco, a UFRPE poderá:

1. Identificar Riscos com Precisão: A plataforma permite uma análise minuciosa dos diversos aspectos da instituição, ajudando a identificar riscos potenciais em todas as áreas e processos.
  2. Avaliar a Gravidade dos Riscos: Com uma avaliação adequada dos riscos, a universidade pode priorizar esforços e recursos para enfrentar as situações mais críticas.
  3. Implementar Medidas de Mitigação: A ferramenta auxilia na criação e acompanhamento de planos de ação para mitigar os riscos identificados, aumentando a segurança e a eficiência institucional.
  4. Promover a Transparência: A plataforma proporciona uma visão clara dos processos de gestão de riscos, tornando a universidade mais transparente em suas ações.

tabela

Conte com a PROPLAN e a Coordenadoria de Gestão de Riscos

A PROPLAN/CGR têm empenhado seus esforços para acumular todos os processos de gerenciamento de riscos da instituição em uma só plataforma, assim o monitoramento é realizado de maneira mais efetiva e com os devidos cumprimentos dos prazos estabelecidos. A Coordenadoria de Gestão de Riscos (CGR) está disponível para auxiliar as unidades da UFRPE na utilização da plataforma e no gerenciamento de riscos de seus principais processos, oferecendo suporte e orientação. Não hesite em entrar em contato conosco. Juntos, podemos fortalecer ainda mais a cultura de gestão de riscos em nossa universidade.

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.