JavaScript não suportado

 

UAG conclui projeto de extensão com temática em TI, comunicação e educação

O projeto de extensão “Tecnologias da informação, comunicação e educação: potencializando os processos de ensino e aprendizagem” (Sonus 2016), iniciativa da Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns - PE (SEDUCE), nasceu de uma demanda apontada pela SEDUCE no intuito de contribuir para o aprofundamento da inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação no contexto das escolas municipais. A rede, além de não contar com políticas públicas próprias para esta área, sofre de um déficit de profissionais neste campo para realizar manutenção nos computadores das escolas e oferecer suporte técnico às professoras / monitores ou formações continuadas. Some-se a isto a subutilização dos computadores portáteis do projeto “Um Computador por Aluno (UCA)”. As ações foram realizadas de março de 2016 a janeiro de 2017, tendo sua equipe composta por um professor e dois estudantes do curso de Pedagogia (Professor Anderson Alencar, Márcio Castro e Tarcis Souza) e um professor e três estudantes de Ciência da Computação (Professor Igor Vanderlei, Dário Frazão, José Otávio e Renato Pereira) da UAG.

[[{"fid":"2365","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":362,"width":642,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

A iniciativa teve por objetivo geral contribuir para o aprofundamento da inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação no contexto das escolas municipais de Garanhuns – PE, como específicos: 1 Realizar e sistematizar a leitura do mundo da realidade tecnológica e do uso de tecnologias da informação e comunicação nos laboratórios de informática das escolas municipais de Garanhuns – PE; 2 Analisar as condições técnicas dos duzentos computadores portáteis (UCA – Um Computador por Aluno) existentes na escola municipal Ranser Alexandre Gomes; 3 Conhecer e sistematizar os conhecimentos, práticas e as necessidades dos supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), professores(as) e monitores(as) de laboratórios de informática da rede municipal de ensino de Garanhuns – PE em relação ao uso das TICs na educação; 4 Implantar uma distribuição GNU/Linux com foco educativo nos UCAs; 5 Elaborar plano de ação técnico-pedagógico a partir dos resultados da leitura do mundo; 6 Realizar formação técnico-pedagógica com profissionais da rede municipal de educação de Garanhuns – PE.

A leitura do mundo tecnológica dos laboratórios de informática das escolas municipais de Garanhuns – PE ocorreu nos primeiros meses do projeto. A partir de um levantamento prévio realizado pela SEDUCE, foram realizadas visitas às escolas buscando conhecer e mapear a situação técnica dos laboratórios de informática das escolas municipais. Em diversas destas visitas foi possível realizar reparos em diversos computadores, ainda que não fosse o objetivo inicial.

A análise das condições técnicas dos “UCAs” ocorreu com, inicialmente 200 computadores, e posteriormente foram descobertos mais 174, totalizando 374, que foram averiguados em seu estado de funcionamento, assim como realizados reparos em nível de hardware como troca de teclados ou cartões de memória.

O levantamento de conhecimentos, práticas e necessidades dos supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), professores(as) e monitores(as) que atuam ou atuarão nos laboratórios ou com os “UCAs” foi realizado por meio de um questionário online no qual verificamos o nível de domínio da informática, as práticas e necessidades dos profissionais da educação envolvidos. Estas informações subsidiaram o planejamento da formação técnico-pedagógica.

A implantação da distribuição GNU/Linux com foco educativo nos UCAs: Finalizada a análise técnica dos UCAs, demos início à pesquisa por uma distribuição GNU/Linux já customizada para utilização nestes computadores portáteis. As distribuições identificadas foram analisadas a partir de um conjunto de critérios elaborados pela equipe do projeto e das necessidades apontadas pelos profissionais da educação da rede municipal. Ao final do levantamento, percebemos que as distribuições localizadas não atendiam aos requisitos propostos, e portanto, preparamos uma personalização GNU/Linux baseada em Debian com os softwares livres educacionais identificados e testados pela equipe. 

Também elaboramos um plano de ação técnico-pedagógico, fruto da coleta de dados realizada nas escolas, da análise dos UCAs, das informações oferecidas pelos profissionais da educação envolvidos e pelo contato mais aproximado com a SEDUCE. O plano, com nossas sugestões e propostas, foi entregue a Secretária de Educação, responsável pela pasta até 2016. Estas primeiras ações foram realizadas no período de março a julho de 2016.

E ainda oferecemos uma formação técnico-pedagógica as supervisoras, coordenadora(s) pedagógica(s), professores(as) da educação infantil / ensino fundamental e monitores dos laboratórios de informática da rede municipal de educação de Garanhuns - PE. O curso, que teve duração de 40h, ocorreu com duas turmas, sendo uma nas terças a noite e outras aos sábados pela manhã, no horário dedicado a formação dos profissionais por parte da SEDUCE. Os encontros, realizados mensalmente, perduraram de agosto a dezembro de 2016. Estes versaram sobre temas tais como implicações das tecnologias da informação e comunicação para a conjuntura social, 

econômica e cultural da atualidade, interfaces entre a educação e as tecnologias da informação e comunicação, assim como o computador e seus periféricos, aplicativos disponíveis nos UCAs e na internet para potencializar os processos de ensino e aprendizagem, entre outros temas levantados durante o diálogo com os profissionais da educação. Durante os encontros, os envolvidos realizaram projetos de intervenção em suas escolas, seja com seus próprios alunos trabalhando conteúdo de português, matemática, geografia, etc, ou em formação direta, com outras professoras das escolas, socializando as aprendizagens realizadas no curso. Todo o material utilizado, e outras fontes, foram disponibilizadas aos cursistas no Moodle mantido pela UFRPE (http://ww3.ufrpe.br/moodle/login/index.php).