UFRPE, lugar de mulher traz campanha e discussão de políticas para mulheres

banner roxo Lugar de mulher

O Dia Internacional da Mulher foi marcado, nesta quarta (8/03), pelo evento UFRPE, lugar de mulher, que reuniu estudantes, técnicas-administrativas, docentes e servidoras terceirizadas, no Hall da Reitoria, para um diálogo importante sobre as lutas, desafios e políticas em prol da equidade de gênero, justiça e direitos.

Na ocasião, foi lançado, pela Reitoria e Ouvidoria, a campanha UFRPE, lugar de mulher, na criação de um canal permanente de escuta e repúdio a qualquer tipo de violência contra a mulher, seja física, psicológica, sexual, patrimonial, entre outras.  A ouvidora, Norma Nancy, destaca a efetiva abertura da Ouvidora a todas para essa escuta, presencialmente ou pelo endereço: www.falabr.cgu.gov.br /.

O reitor, Marcelo Carneiro Leão, que se colocou como ouvinte das mulheres presentes, destacou algumas medidas importantes que vêm sendo tomadas na busca pela redução das desigualdades de gênero, como uma resolução que propõe, entre outras medidas, tratamento diferenciado e programas afirmativos em situações de trabalho, concurso e progressão na carreira para mulheres. “Sabemos que as mulheres enfrentam muito mais desafios, a começar pela maternidade, além de tantas tarefas que precisam ser levadas em consideração em todas as situações”, ressaltou.

Além de fortes falas da docente Elisângela Bezerra, das técnicas-administrativas Karla Pinheiro e Fátima Brito, e da estudante Karine Rito, a ativista de direitos humanos Mirtes Renata enriqueceu o ato com seu importante depoimento de luta por respeito aos direitos das mulheres e ocupação de espaços de poder.

Conhecida carinhosamente como Ruralinda, a UFRPE também pode ser considerada feminina por seu quadro de servidores e servidoras equivalente em número, além da ocupação de cargos de gestão por mulheres e homens, a exemplo das pró-reitorias, que, de sete no total, quatro possuem gestoras à frente. “Precisamos ocupar esses espaços, e a UFRPE é uma importante representante dessa situação”, ressaltou a pró-reitora de Planejamento Carolina Raposo. Também marcaram presença a pró-reitora de Pós-Graduação, Madalena Guerra, e a representante da pró-reitoria de Gestão de Pessoas Renata Andrade.

mulheres presentes no evento reunidas com o reitor ao centro

VEJA TODAS AS FOTOS NA GALERIA ABAIXO.