UFRPE recebe palestra de Roger Chartier

A Associação Nacional de História (ANPUH Pernambuco), em celebração aos seus 25 anos, realiza palestra com Roger Chartier no dia 13 de agosto de 2015, às 19h, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Roger Chartier nasceu em 1945, em Lyon, a terceira cidade da França, filho de uma família operária. Formou-se professor e historiador simultaneamente pela Escola Normal Superior de Saint Cloud, e pela Universidade Sorbonne, na capital francesa.

Roger Chartier pertence à geração de historiadores que rompeu, nos anos 1980, com a tradição hegemônica francesa, constituída desde 1929 por nomes como March Bloch (1886-1944). Por outro lado, sua trajetória se forjou sob o impacto da obra do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).

Para o campo do ensino da leitura e da escrita, a obra do pesquisador aborda os diferentes interesses e usos que aproximam leitores, autores, missivistas, escribas de gêneros e formatos de textos também variados.

Seus primeiros estudos, realizados em parceria com o historiador francês Dominique Julia,  foram sobre a história da Educação, com enfoque principal nas comunidades de estudantes e nas instituições.

[[{"fid":"718","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":"345","width":"498","style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]